Site divulga telefones, e-mail e endereço de usuários brasileiros

Um site está causando polêmica em muitos pessoas, expondo dados pessoais, como endereço e telefone. O Telefone.Ninja, reunir informações pessoais sobre milhões de brasileiros para quem quiser ver, as informações são retiradas de bancos de dados de operadoras de telefonia. Ao contrário, de rumores divulgados, o site não apresenta indícios de disseminação de vírus.

 

De acordo com Fabio Assolini, analista sênior de segurança na Kaspersky Lab , rastreamentos feitos na terça-feira (6) mostraram que o site não está distribuindo nenhum tipo vírus .

 

“Telefone.ninja reúne dados como telefone, e-mail e endereço”

 

Ao fazer uma pesquisa na página, vemos que ela realmente funciona, o que é bastante preocupante. Os donos da Telefone.Ninja, telefone.ninja defende o compartilhamento com base em resoluções da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e na Lei Geral de Telecomunicações (Lei nº 9.472/97).

 

O artigo 213 do texto afirma que “será livre a qualquer interessado a divulgação, por qualquer meio, de listas de assinantes do serviço telefônico fixo”. Ao mesmo tempo, o artigo 7 do Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/14) impede tal prática.

 

 

Meus dados estão expostos, o que eu faço?

Se você se sentir exposto pode pedir a remoção de suas informações. Para isso, basta acessar a página dos dados que devem ser retirados do ar e fazer a solicitação por meio de um link que existe lá. Entretanto, como a página solicita constantemente a lista atualizada de assinantes das operadoras de telefonia, seus dados podem volta para lá.

 

Neste caso, a exclusão definitiva só pode ser feita entrando em contato com a sua operadora de telefonia. Em suma, a coisa aqui funciona de forma tradicional em relação às listas telefônicas: cabe ao assinante informar à operadora que não deseja ter as suas informações divulgadas em nenhum canto. Além disso, uma busca com seu nome ou seus dados no Google pode revelar o quanto eles já estão públicos e disponíveis pela web.

 

“O site possui uma página para remover seus dados, caso sinta-se exposto”

 

Alem do mais, a página está hospedada na Hungria, e a sua manutenção fora do Brasil dificulta bastante a ação da Justiça sobre ela. E como o site não revela nenhum dado sigiloso, ele funciona apenas como uma espécie de agregador, uma lista telefônica digital, dificultando ainda mais qualquer intervenção.

Relacionados

Comentário Fechado.

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Sorry, we aren't online at the moment. Leave a message.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Need more help? Save time by starting your support request online.

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?
Power by

Download Free AZ | Free Wordpress Themes