Ataque hacker que sequestrou a Europa chega ao Brasil

Desde a  manhã desta  sexta-feira (12)  via ransomware, WannaCry está sendo utilizado em um ataque massivo a computadores de grandes companhias ao redor do mundo. A Telefónica, maior empresa de telecomunicações da Espanha e dona da Vivo no Brasil, é uma das principais afetadas. Criminosos criptografaram os arquivos da operadora e estão pedindo um resgate em bitcoins, que pode passar do equivalente a 500 mil euros.

 

Imagem de um ransomware (Foto: Divulgação)

 

A falha estava presente em todos os Windows desde o Vista, incluindo as versões para servidores. O WannaCry se aproveita de uma vulnerabilidade no Windows que permite executar código remotamente por meio do SMB (protocolo de compartilhamento de arquivos). Quando uma máquina é afetada, o ransomware pode se espalhar rapidamente para todos os computadores vulneráveis da rede.  A Microsoft liberou uma correção no dia 14 de março, mas, pelo visto, poucas máquinas foram atualizadas: fontes da Telefónica afirmam ao jornal El Mundo que cerca de 85% dos computadores da operadora foram infectados com o ransomware.

 

Empresas afetadas pelo ransomware. (Foto: Divulgação)

 

Abaixo a Telefónica fala sobre a situação:

“A Telefónica Espanha informa que na manhã de hoje foi detectado um incidente de segurança cibernética que afetou alguns computadores de colaboradores que estão na rede corporativa da empresa. Imediatamente, foi ativado o protocolo de segurança para tais incidentes com a intenção de que os computadores afetados voltem a funcionar o mais rapidamente possível. A Telefônica Brasil não foi impactada pelo incidente de segurança, mas, mesmo assim, está tomando medidas preventivas para garantir a normalidade de sua operação”

 

A Reuters afirma ainda que a companhia de energia espanhola Iberdrola e a Gas Natural foram atacadas pelo ransomware. A Vodafone da Espanha também teria pedido aos funcionários que desligassem seus computadores ou desconectassem suas máquinas da rede caso tivessem seus arquivos comprometidos, como forma de evitar o espalhamento do malware.

Ainda na manhã de hoje, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido enfrentaram “sérios problemas de TI”, o que derrubou os sistemas e o atendimento telefônico do órgão público de saúde britânico. Momentos depois, o NHS disse em comunicado oficial acreditar que foi infectado pelo WannaCry.

Telões vermelhos na Telefónica revelam que os criminosos exigem o pagamento do resgate até o próximo sábado (15), sob pena de aumento do valor. Caso a empresa ainda assim não pague o montante, os arquivos serão deletados no dia 19 de maio.

Eles pedem US$ 300 por computador afetado, em forma de bitcoins, o que resultaria em um montante de 509.487 euros (R$ 1,72 milhão) no caso da Telefónica. Oficialmente, a empresa diz que detectou um “incidente de cibersegurança” e que está trabalhando para resolver o problema.

 

No Brasil

Fontes contam que uma empresa de call center teve suas máquinas atacadas, prejudicando o atendimento aos clientes. Além disso, uma multinacional de consultoria pediu aos funcionários de todo o mundo que desligassem seus computadores até segunda ordem, o que interrompeu a operação da companhia, inclusive no Brasil.

 

De acordo com a BandNews FM, os funcionários da Vivo estão sem trabalhar desde às 9 horas da manhã. Um funcionário da operadora confirmou a paralisação.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) enviou e-mail aos funcionários solicitando que todos os computadores fossem desligados imediatamente.

A Petrobras também pediu aos funcionários, verbalmente, que desligassem seus PCs, relata um leitor.

 

Atualizado às 19h18.

 

Relacionados

Comentário Fechado.

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Sorry, we aren't online at the moment. Leave a message.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Need more help? Save time by starting your support request online.

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?
Power by

Download Free AZ | Free Wordpress Themes