AMD lança seu processador de 32 núcleos

O vice-presidente de tecnologia e engenharia Mark Papermaster iniciou a linha Epyc com a frase “a AMD voltou para ficar”. O evento que foi realizado no Texas nesta terça-feira (20) a empresa AMD anuciou o novo processador para servidores que, na versão mais poderosa, conta com assombrosos 32 núcleos.

 

A AMD tem se esforçado para voltar a brigar em alto nível com a Intel. Com a linha Epyc, a AMD quer tomar o mercado do Xeon, da Intel, amplamente usado em empresas. Para isso, a linha é bastante abrangente, com opções como o EPYC 7251, com oito núcleos e 16 threads com frequência variando entre 2,1 GHz e 2,9 GHz, até o monstro EPYC 7601, com 32 núcleos, 64 threads e clock de 2,2 GHz a 3,2 GHz.

 

EPYC

 

Todos os novos processadores contam com oito canais de memória DDR4 por CPU com até 2 TB de memória RAM, tanto nos chips com um soquete quanto nos de dois soquetes. O TDP dos chips varia entre 120 W e 180 W.

 

Durante a apresentação dos novos produtos, a AMD afirmou que seus benchmarks mostraram que em todas as faixas de preço os chips Epyc superaram os produtos da Intel em relação a desempenho com dois soquetes. Na comparação entre os modelos mais poderosos, na faixa de US$ 4.000, o EPYC 7601 alcançou resultados 47% melhores do que o rival E5-2699A v4, da Intel. A maior discrepância foi vista na faixa de US$ 800, com vantagem de 70% para os processadores da AMD.

 

EPYC

 

O site ZDNet observa, porém, que a comparação é feita com os processadores Xeon da geração Broadwell, que já está ultrapassada. A expectativa é que a Intel lance a geração Skylake ainda neste ano, o que pode mudar o cenário.

Relacionados

Comentário Fechado.