7 recursos que o Android possui melhor que iOs

A clássica disputa entre Android e iPhone (iOS) tem defensores entusiasmados de ambos os lados. Apesar da dificuldade em apontar um vencedor para essa briga, é possível comparar alguns recursos que estão ausentes ou deixam a desejar em cada plataforma.

O sistema da Appletem a vantagem de estar presente apenas em celulares top de linha – levando em consideração sua época de lançamento (com exceção do iPhone SE e 5C que não chegaram com ficha técnica totalmente avançada). No entanto, há tarefas nas quais o sistema do Google tem melhor desempenho. Veja, na lista seguir, sete aspectos nos quais o Android sai na frente em relação ao iOS.

1) Gerenciamento de memória externa

Celulares com Android frequentemente têm entrada para cartão de memória, algo inexistente nos iPhones. O que muitas vezes passa despercebido é que isso não se trata apenas de uma característica de hardware, mas tem a ver com a forma como o sistema do Google gerencia o armazenamento externo – melhor que o da Apple.

O Android lida com memória externa de forma semelhante a computadores. Você não apenas pode inserir um cartão microSD no slot, como conectar qualquer dispositivo de armazenamento por meio da porta microUSB (ou USB-C). Isso pode incluir cartões de diferentes formatos, pendrives e até discos rígidos. Basta plugar o smartphone à memória externa e o sistema criará tudo o que é necessário para torná-la disponível.

Celulares Android geralmente têm espaço para cartão de memória (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Já o iOS é bem mais restrito neste sentido. Ele pode se conectar a algumas câmeras fotográficas para transferência de fotos e também a pendrives com o conector Lightning, mas a quantidade de dispositivos compatíveis é bem menor. Além disso, a conexão é unidirecional e o que você pode fazer com os arquivos é mais limitado no iPhone.

2) Permite dois chips

A capacidade dual chip está presente em vários smartphones com Android. No entanto, o recurso é ausente no iOS. Isso faz com que o sistema do Google consiga gerenciar dois números simultaneamente, permitindo ao usuário alternar o chip a qualquer momento para chamadas, mensagens e acesso à rede de dados.

Vários aparelhos com Android têm entrada para dois chips (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Os benefícios dessa característica são bastante conhecidos pelos brasileiros. Economia com tarifas, possibilidade de escolher a rede com melhor conexão em determinado local e ter um número pessoal e profissional em um mesmo dispositivo são atrativos de celulares dual SIM que os iPhones não têm.

3) Definir navegador padrão

Ao contrário do iOS, o Android permite definir qual é o navegador de internet padrão para quando um determinado link for aberto. Isso significa que as URLs são abertas a partir do browser que o usuário mais gosta, que não é necessariamente o desenvolvido pela companhia.

No sistema do Google, você pode optar por usar navegadores como o Opera Mini sempre que desejar abrir uma página externa a apps como o Facebook e Twitter, poupando seus dados móveis e economizando sua franquia de internet.

Android permite definir navegador para abrir URL (Foto: Caio Bersot/TechTudo)

4) Login único em serviços populares

Mesmo quem tem iPhone usa serviços do Google, como Gmail, Google Drive, YouTube e Chrome. Essas ferramentas são extremamente populares e, por isso, acabam obrigando o usuário a fazer downloads extras no iOS.

Se você tem um celular com Android, esses aplicativos já vêm pré-instalados de fábrica. Além disso, basta um único login na sua conta Google para que todos os apps carreguem suas preferências e opções de configuração. No iPhone, tanto o login quanto o logout em cada um desses serviços precisa ser feito individualmente.

Android vem com os apps mais usados pela maioria das pessoas, como YouTube e Gmail (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

5) Mais customização

Baseado no Linux, o Android é um sistema de código aberto. Isso permite às fabricantes construírem telefones com diferentes abordagens, indo desde celulares baratos a smartphones top de linha. Personalizações na interface também são frequentes, fazendo com que o usuário tenha mais opções de experiências com o sistema.

Essa característica também se reflete na customização individual. As principais fabricantes já incluem em suas versões do Android a capacidade de mudar plano de fundo, tela de bloqueio, esquemas de cor e até mesmo o teclado. Fora isso, há uma quantidade enorme de apps que realizam essa função, tornando as alternativas de personalização inesgotáveis.

O Android oferece mais recursos de personalização devido ao seu código aberto (Foto: Ana Marques/TechTudo)

As possibilidades de mudança não param por aí. Diferentemente do iOS, o Android dá acesso a arquivos e pastas ocultas do sistema, conta com um modo desenvolvedor que deixa o usuário mexer ainda mais nas configurações, entre outros recursos que tornam o aparelho mais adaptável às preferências do usuário.

6) Dividir a tela por dois apps

A partir do Android 7.0 Nougat, o sistema do Google passou a permitir dividir a tela para usar dois apps ao mesmo tempo. Isso é um recurso nativo e que precisa de apenas alguns toques para ser executado. O iOS, até agora, só disponibiliza a função no iPad. Usuários de iPhone não contam com a funcionalidade multi-janela, mesmo nas versões Plus do smartphone.

Android 7.0 Nougat tem recurso multijanela, ausente no iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

7) Limpar cache

Limpar o cache dos apps no Android é bem fácil e está disponível de forma nativa. A ferramenta libera espaço no dispositivo imediatamente, o que é especialmente útil em aplicativos como o Facebook e Instagram, que carregam fotos e vídeos o tempo todo.

O iOS não tem nenhum recurso similar. Se um aplicativo está com o cache muito cheio, o usuário precisa desinstalar e reinstalar o programa para esvaziar um pouco a memória do celular.

Ferramenta libera espaço no dispositivo imediatamente (Foto: Divulgação)

Relacionados

Comentário Fechado.

0
Connecting
Please wait...
Send a message

Sorry, we aren't online at the moment. Leave a message.

Your name
* Email
* Describe your issue
Login now

Need more help? Save time by starting your support request online.

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?
Power by

Download Free AZ | Free Wordpress Themes